Blog

Empreenda com SUCESSO

Empreender é uma ação ousada e significa muito mais do que abrir um negócio. Trata-se de um processo desafiador, corajoso e, na maioria das vezes, inovador. Ser seu próprio chefe tem uma série de etapas a serem respeitadas, planejamento, e o principal de tudo: desejo.

O primeiro ponto a pensar antes de iniciar um empreendimento é planejamento. Que ideias eu tenho que podem ser transformadas em um nicho de trabalho? Alinhar paixão, missão e vocação à uma profissão, é uma tarefa que nem todos estão aptos para alcançar.

No planejamento deve-se ter uma noção básica de como aquilo pode gerar resultados, impactos e ser útil à sociedade. Pensando de maneira prática: existem, por exemplo, vários profissionais de estética em sua cidade, mas você realmente ama esse nicho, e quer muito que essa seja sua principal atividade. No planejamento você idealizará uma forma de iniciar nesse mercado, mesmo que já existam outros profissionais. Você pensará em um diferencial.

O próximo degrau para o seu empreendimento ter sucesso, é a análise de mercado. Retomando o exemplo do ramo da estética: “como está esse nicho em minha região, e o que posso fazer para causar um impacto, trazer algo novo?”.

Posteriormente, chega o momento de entender as questões burocráticas de se tornar um empreendedor. Tributações, encargos, licenças, tudo isso podem fazer parte do seu negócio. Há a opção de iniciar como Microempreendor Individual (MEI), uma forma de formalizar trabalhadores individuais.

Geralmente nessa etapa que acontece o verdadeiro divisor de águas na decisão de ir ou não em frente com a ideia do empreendedorismo. Isso porque conhece-se o desafio do investimento. Quanto preciso e tenho de capital? Preciso ou não de um espaço físico? Vale a pena arriscar? São as questões dessa etapa.

Uma sala comercial, um local ambientado de acordo com as suas necessidades de serviços, demandam além da burocracia, uma série de pontos que representam despesas e custos opressivos para o início de um negócio. O sucesso de seu empreendimento fica limitado às incumbências financeiras de aluguel, água, energia, internet, entre outros.

Uma opção com excelente custo-benefício para sanar essas indagações é o coworking. Com ele você tem a solução para esses impasses! Se já é um trabalhador liberal, por exemplo, com o aluguel por hora, consegue atender com uma sala de estética, de atendimento para psicologia, enfim, dentro da sua necessidade e nicho.

Sem esses bloqueios, você consegue impulsionar seu empreendimento de forma inteligente, lucrativa e aplicando esse investimento poupado em outros pontos do seu negócio como formação, cursos, entre outros.

Planejando, entendendo sua missão, avaliando os custos, é só conhecer os seus clientes, e desenvolver uma estratégia de comunicação para alcançar tais, e pronto! Essas são as receitas fundamentais para o sucesso do seu empreendimento.

Conte com o BRO8 Coworking para tirar seus planos do papel. O mundo necessita de propostas e ações inovadoras de pessoas reais como você! Nós queremos te ajudar a facilitar esse processo!